TSE lacra sistema das urnas: “De secreto, só o voto”, diz Moraes

gestormovie
Por
3 min de leitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu mais uma etapa para garantir a segurança e a inviolabilidade dos dados das urnas eletrônicas. A Corte finalizou, nesta sexta-feira (2/9), a lacração dos sistemas. Além disso, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e outros representantes da Justiça Eleitoral assinaram o programa digital.

Agora, as chaves, lacradas digital e fisicamente, serão levadas para armazenamento na sala-cofre do tribunal.

A um mês das eleições, Moraes ressaltou que a cerimônia significa transparência, seriedade e confiança no sistema eleitoral. “A Justiça Eleitoral assegura a todos os brasileiros total transparência nas eleições. Não existe nada de secreto na Justiça Eleitoral. De secreto, só o voto”, pontuou.

A cerimônia representa a conclusão do desenvolvimento do sistema das urnas – executado no decorrer de dois anos e fiscalizado por entidades no prazo de um ano.

“Estamos cumprindo normas específicas de inspeção. Esse evento marca a conclusão do desenvolvimento dos sistemas que são executados nas urnas eletrônicas. Um trabalho com um ano de inspeção foi assinado hoje (nesta sexta) e lacrado”, ressaltou o secretário de Tecnologia da Informação, Júlio Valente.

Em seguida, as cópias dos sistemas digitais serão levadas para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para que possam ser inseridas nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitores e de candidatos. Cada TRE tem seu cronograma de preparação e carga estabelecido de acordo com a própria logística.

Compartilhar este artigo